Essas duas técnicas de “respiração da ioga” ou pranayama ajudam quando o calor é intenso. Eles também produzem outros benefícios.

ara a maioria das pessoas, o verão é sua estação favorita. O sol está brilhando, provavelmente aproveitamos alguns dias de férias e o mundo parece um lugar mais feliz.

Mas se você for pego por uma onda de calor, em vez de procurar a proximidade de um ar-condicionado, poderá experimentar as técnicas de resfriamento que fazem parte do pranayama, o yoga da respiração.

Segundo o yoga, as técnicas de respiração do pranayama canalizam o fluxo de energia vital que anima o corpo. Através de técnicas específicas, diferentes órgãos e sistemas corporais podem ser estimulados, além de absorver ou eliminar o calor.

EXERCÍCIOS DE PRANAYAMA PARA REFRESCAR SEU CORPO

Para praticar exercícios de pranayama, tente sentar-se em uma posição confortável, com as costas retas. Escolha um ambiente silencioso e um momento em que você ache que não será interrompido.

HÁLITO REFRESCANTE

Essa técnica não apenas atualiza o corpo, mas também resfria a mente. Reduz a pressão sanguínea e acalma o sistema nervoso. Estimula o sistema nervoso parassimpático, desencadeando a resposta de relaxamento. Também reduz a acidez e promove uma boa digestão.

  • Para começar, sente-se confortavelmente e feche os olhos. Você pode tomar a posição de lótus no chão, em seu tapete de ioga ou em uma cadeira.
  • Ponha a língua para fora o máximo que puder, sem forçá-la, e enrole-a para que as bordas estejam voltadas para cima.
  • Inspire quatro contas através da língua enrolada, como se estivesse bebendo um canudo.
  • Depois feche a boca e expire pelas narinas por 6 segundos.

Ao inspirar, a língua molhada refresca o ar e você sentirá que está mais frio quando entra em seu corpo. Para começar, você pode fazer 10 inspirações e exalações. Você pode aumentar a duração do exercício para 40 ou 50 respirações.

ASSOVIAR COM OS DENTES

Nem todo mundo é bom em enrolar a língua para fazer shitali confortavelmente. Se este for o seu caso, você pode tentar shitkari, o que significa assobiar dentes.

  • Reúna os dentes incisivos superiores e inferiores e sorria amplamente.
  • Posicione a língua de forma que a ponta se sobressaia ligeiramente entre os dentes enquanto descansa no palato atrás dos incisivos superiores.
  • Quando você inspira pelos dentes, emite um tipo de som sibilante quando o ar fresco entra em seu corpo.
  • Expire pelas narinas com a boca fechada.

Repita 10 vezes e você verá o número aumentar em sessões sucessivas.

QUANDO NÃO É CONVENIENTE PRATICAR

Se você tiver algum tipo de problema respiratório, como asma ou bronquite, ou se tiver um resfriado forte, é melhor não praticar esses exercícios. Também não faça isso se sentir que o ar não está limpo.

Esses exercícios respiratórios não apenas o refrescam, mas também ajudam a controlar sua ansiedade alimentar e proporcionam uma maior sensação de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *